Realização

Todos os direitos reservados a

FILMAÊ 

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Secretaria de

Cultura

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Patrocínio

Parcerias

REGULAMENTO

1. As inscrições dos filmes são gratuitas e realizadas online.

2. Podem ser inscritos filmes dirigidos por brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há pelo menos 2 anos. Serão aceitos filmes produzidos a partir de janeiro de 2016.

3. As inscrições poderão ser feitas aqui no site do Festival a partir de 26 outubro de 2019, até o dia 05 de janeiro de 2020.

4. Filmes inscritos na edição anterior do festival não poderão ser reinscritos.

5. Não há limites de inscrição de filmes por diretor.

 

6. Todas as câmeras usadas na produção devem ser de smartphones, tablets ou câmeras de ação esportiva (ex. GoPro). Todos os filmes devem estar na resolução HD ou superior, no formato widescreen ou na posição vertical.

7. Todos os equipamentos de apoio à produção são permitidos: microfones externos, lentes adaptáveis aos equipamentos de captura, tripés, luzes etc.

8. A edição do filme pode ser feita em outra plataforma. Os aplicativos de edição automática não serão permitidos.

9. Todo o trabalho de produção e criação deve ser exclusivamente dos participantes da equipe. Permite-se a utilização de imagens, fotografias e música de terceiros se houver autorização por escrito. A responsabilidade legal por qualquer queixa, ação judicial ou litígio é de exclusiva responsabilidade do proponente do filme.

10. Os filmes inscritos devem ter a duração mínima de 1 minuto e máxima de 15 minutos, incluindo o tempo dos créditos.

11. O Júri Oficial do Festival escolherá os melhores filmes em 5 gêneros: melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor videoclipe, melhor reportagem MoJo (Jornalismo Cidadão) e melhor filme experimental.  O Festival premiará também o melhor filme de Brasília, melhor filme infanto-juvenil (de 8 a 12 anos) e melhor filme juvenil (de 13 a 17 anos).

      (**) Baixar link de autorização para proponentes menores de 18 anos. A autorização deve ser assinada e

      enviada para o email do Festival, pelo responsável legal.

12. Os filmes selecionados pela Comissão de Curadoria serão disponibilizados na página do Festival para visualização pública. Os filmes finalistas escolhidos serão apresentados durante o Festival em sessões presenciais.

13. O público participante escolherá os filmes de sua preferência dentre os finalistas,  utilizando 6 critérios no julgamento: melhor filme, melhor direção, melhor interpretação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor edição.

14. O Festival premiará os filmes vencedores com o Troféu Filmaê.

15. A organização do Festival poderá criar prêmios decorrentes de parcerias e apoios.

16. Ao submeter o filme, o proponente autoriza o festival a utilizar  o filme ou parte dele para exibição, disseminação e promoção na web, televisão, apresentações presenciais ou outra mídia.

17. Os autores premiados se comprometem a mencionar o festival em todo o material de imprensa e publicidade depois de premiados.

18. Os filmes inscritos e selecionados, que não ficarem dentre os finalistas, poderão ser convidados pela organização do Festival para compor a grade de programação especial para serem apresentados durante o evento.

19. Os filmes selecionados para a mostra competitiva serão incorporados ao  acervo do Festival, podendo ser utilizados estritamente para fins culturais, sem fins lucrativos e com prévio aviso aos realizadores.

20. Nos filmes selecionados para apresentação não serão admitidas a incitação a violência, a homofobia, o racismo e a crueldade em relação a animais.

21. Problemas não previstos neste regulamento são resolvidos pela organização do Festival.