Realização

Todos os direitos reservados a

FILMAÊ 

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Secretaria de

Cultura

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Patrocínio

Parcerias

Um Festival de Cinema que envolve um grande público

Um festival que adota o celular como principal ferramenta de registro de imagem terá naturalmente um apelo maior para a participação dos jovens. Mas não somente. Independentemente da idade, o público alvo do festival são cineastas amadores, profissionais e entusiastas do cinema. Quatro perfis configuram potenciais interessados em participar do Festival:

 

  • Jovem entre 8 e 17 anos. Já produziu filmes com o celular para a escola e também com os amigos. Edita por conta própria e torce para o vídeo viralizar quando posta nas redes sociais;

 

  • Estudante universitário, entre 18 e 26 anos, sobretudo dos cursos de comunicação e cinema;

 

  • Profissional bem sucedido, meia idade. Gosta de explorar as funções do seu smartphone, filma com seu equipamento e edita no laptop. Gostaria de fazer filmes mais bem acabados. Nas suas próximas  produções tem intenção de usar acessórios no smartphone, como  lentes e microfone externo. Quando sobrar tempo vai fazer um curso sobre produção audiovisual com dispositivos móveis.

 

  • Youtuber, faz todas as filmagens para seus programas com o smartphone. Tem experiência com iluminação, captação de som e edição. Gostaria de produzir um filme de verdade. Sabe que um dia vai realizar seu sonho.

 

De forma bem humorada e provocadora, o Festival desafia os cineastas e os entusiastas do cinema a produzirem filmes com seus smartphones. A utilização por todos de equipamentos mais simples e semelhantes, iguala as condições técnicas de equipamento, por outro lado leva o desafio para o campo do mérito artístico, da qualidade de narrativa e da originalidade de abordagem. Campo fértil para a manifestação da criatividade e do talento.

 

Filmes produzidos com smartphones estão sendo realizados por cineastas profissionais um pouco por todo o mundo, como é o caso de Steven Soderbergh, ganhador da Palma de Ouro com o filme Sexo, Mentiras e Videotape, de 1989, e do Oscar de melhor diretor com Traffic, em 2001. Unsane, filme inteiramente gravado com iPhone, estreou no Festival de Berlim de 2018.(https://youtu.be/Uq_mL1Xibw)

Arquivo da oficina Cine-Expresso, Um dia, Um filme. 

Flickr

Arquivo da oficina Cine-Expresso, Um dia, Um filme.