Realização

Todos os direitos reservados a

FILMAÊ 

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Patrocínio

Parcerias

eixo

Apoio

Curadoria do Filmaê: resistência e desafio!



A curadoria de um festival de filmes tem a responsabilidade de analisar todo o material recebido e filtra-lo para o encaminhamento ao Júri Oficial.


No Filmaê, a curadoria é desafiada duplamente, porque também temos a votação popular online, na qual o público tem vez! Ele poderá opinar sobre aspectos técnicos como melhor diretor, interpretação, fotografia, roteiro e edição, e ainda escolher o melhor filme.


Pensando nesse grande desafio dos nossos curadores, resolvemos contar para vocês como funciona o trabalho deles no Filmaê.


A primeira tarefa da curadoria foi assistir todos os filmes inscritos. A análise dessa primeira etapa buscou filtra-los, retirando aqueles que, por algum motivo, não se adequaram aos critérios técnicos.


A filtragem resultou no primeiro grupo de concorrentes, o qual chamamos de "Selecionados". Neste ano a tarefa foi árdua, pois a curadoria teve que retirar mais de 150 filmes da sua listagem. Houve muita discussão e horas investidas para chegar ao número de 188 selecionados.


Na concepção do Festival Filmaê todos os selecionados devem ser apresentados ao público, porque têm algum tipo de detalhe que precisa ser visto e reconhecido.



Fernando Campos
"Quando esses filmes são publicados no youtube ou vimeo, passam a integrar um grande banco de vídeos, que podem ganhar destaque ou não, mas aqui eles ganham destaque e referência", afirma Fernando Campos, coordenador geral do Filmaê".




A listagem dos finalistas é mais um dos grandes desafios do nosso resistente grupo de curadores. Todos os filmes selecionados são assistidos novamente para que novos filtros sejam aplicados. Esta árdua tarefa teve que excluir muitos filmes para se chegar a uma lista final com 117, que foi encaminhada ao Júri Oficial do Filmaê.



Os finalistas têm muito a comemorar porque além de terem passado por várias "filtragens", eles terão a oportunidade de apresentar o filme, no palco do festival, antes dele ser exibido presencialmente na "tela grande".



Você pensa que o trabalhou acabou? Pelo contrário, ainda tem a votação pública online, porque como já dissemos: aqui o público tem vez!


Nesta etapa do trabalho os curadores separam os filmes que são elegíveis para a votação dentro das categorias técnicas. Por exemplo, na categoria de Melhor Direção, independente do gênero de filme (documentário, videoclipe, Mojo, ficção ou experimental), os curadores escolheram 6 (seis) filmes que se destacam pelos aspectos técnicos e criativos que o diretor ou diretora deixaram como marca no trabalho de direção. E assim para todas as outras categorias. 


E finalmente, não podemos esquecer da principal missão do curador em nosso festival, que é se manter sintonizado com os nossos princípios, os quais nos fazem acreditar que cinema não é apenas um entretenimento de espectador. Mas é a oportunidade de se contar boas histórias; de contar a sua história com o que a tecnologia te permite fazer.


Se inspire com esse trabalho e venha participar do Filmaê!